O Blog que te ajuda todas as horas. Dicas para Android, Documentos, Facebook e Internet em geral.

10 de mai. de 2012

Como fazer a segunda via da identidade Duda Bradesco




A carteira de identidade, mais conhecido como RG (sigla de Registro Geral), é o documento oficial de identificação no Brasil. Contem o nome, a data de nascimento, os nomes dos pais, a assinatura, o número de cadastro de pessoa física (o CPF), a digital do dedão e uma foto, que nem sempre é tão bela.
Considerada o mais importante dos documentos, a Identidade é necessária para qualquer tipo de transação ou ato na vida de um civil como: abrir conta em um banco; dar entrada na carteira de motorista; entre outros.
Em caso de roubo, perda ou simplesmente atualizar o seu documento, pode ser retirado uma segunda via mediante ao pagamento de uma taxa através do DETRAN ou Instituto Félix Pacheco.

O que você precisa:
  1. Documentação original e cópia;
  2. Uma foto 3×4 colorida com fundo branco ou preto e branco;
  3. Original do DUDA (Documento Único do DETRAN-RJ de Arrecadação) para a segunda via da Carteira de Identidade, pago em qualquer agência bancária;
  4. Acesso à internet;
  5. Impressora;

Documentação necessária:
  1. Para Brasileiros solteiros: cópia e original da certidão de nascimento;
  2. Para Brasileiros casados: cópia e original da certidão de casamento;
  3. Para Brasileiros naturalizados: cópia e original do certificado de naturalização;
  4. Para Portugueses com igualdade de direitos: cópia e original de certificado de igualdade de direitos e obrigações civis;
  5. Uma foto 3×4;
  6. Original do DUDA;
  7. Caso queira o seu CPF incluso na carteira, levar o original e a cópia, caso seu número já constasse na sua primeira Identidade, não é necessário novamente a apresentação do documento;
  8. Os brasileiros nascidos ou casados no exterior deverão transcrever suas respectivas certidões em cartório da Prima Circunscrição ou do Primeiro Ofício em seu domicilio;
  9. As Certidões de Casamento, os Certificados de Naturalização e os Certificados de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis deverão estar atualizados quanto ao nome e estado civil;
  10. O menor de 12 (doze) anos deverá comparecer a Unidade de Atendimento acompanhado de pai, mãe ou responsável legal, que deve estar em mãos com o documento original e uma cópia que comprove essa condição.
Passo a passo – DUDA pela internet
Nesse primeiro passo a passo, vamos aprender como solicitar o DUDA para ser pago e então levar a um dos postos informatizados para realizar o pedido da segunda via da Identidade.
  1. 1.    Primeiro, vá ao site do DETRAN do seu estado e procure no menu “BRADESCO – GRD, DUDA E GRM” por “DUDA – Doc. Único do DETRAN de Arrecadação” e clique nesse link.
  2. Marque a bolinha do “DUDA – Documento Único do DETRAN de Arrecadação” e clique em “CONTINUAR”.
  3. Marque “Identificação Civil” e digite o conteúdo visualizado na imagem. Clique em “CONTINUAR”.
  4. Selecione o código da receita desejado que é “5002 – OUTRAS VIAS DE IDENTIDADE”, preencha com seus números de CPF e clique em “VISUALIZAR”.
  5. Imprima o boleto do DUDA e vá até uma agência bancária para pagar.
Passo a passo – Realizando o pedido
Vá até um dos postos informatizados que podem ser vistos nesse linkhttp://www.detran.rj.gov.br/_aplicacoes/pid_on_line/postos.asp e entregue todos os documentos junto com o boleto do DUDA pago.
Para solicitações de segunda via de requerentes, que já possuírem carteiras emitidas pelo DETRAN, o prazo de entrega é de 20 (vinte) dias a partir da data do requerimento. Para as demais solicitações, o prazo de entrega é de 30 (trinta) dias a partir do requerimento. Havendo necessidade de consulta a cartório, estes prazos poderão ser ampliados.
Dica:
Está isento a pagar a taxa quem recebe até um salário mínimo, desempregados e reconhecidamente pobres, atendendo ao art. 13 da Constituição Estadual. Para comprovar esta condição, deve ser apresentada declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XIII ou documento da Defensoria Pública ou de Autoridade Judicial.
Em caso de roubo ou furto da carteira de identidade, o usuário está isento da taxa de serviço com a apresentação do documento original e cópia do Registro de Ocorrência (R.O.), lavrado em delegacia policial.
Em postos informatizados, não será exigida a apresentação da Certidão ou Certificado novamente para cidadãos que já possuírem carteira de identidade emitida pelo DETRAN-RJ e que confirmarem não haver alteração nos seus dados em relação à carteira anterior.

Tags: Como fazer a segunda via da identidade Duda Bradesco